Meu filho parece estar com baixa imunidade, o que fazer?
- DraBárbara Donato Vieira
- 1 de ago. de 2022
- 5 min de leitura

Seu filho não para de tossir? Mal saiu de um resfriado, já começa a tossir novamente? Várias idas ao pronto socorro?
Essa tem sido uma queixa frequente dos pais, provavelmente reflexo também do isolamento ocasionado pelos cuidados com a transmissão do coronavírus esse ano tivemos um número aumentado de infecções, contudo a chegada de outono e inverno é sinônimo de pronto socorros cheios e crianças frequentemente doentes. Além disso, não podemos esquecer que crianças pequenas, principalmente as menores de 05 anos estão construindo sua imunidade e normalmente tem mais infecções virais do que nós adultos.
MAS DOUTORA, NÃO HÁ NADA QUE POSSAMOS FAZER? Há sim algumas dicas valiosas pra auxiliar na imunidade do seu filho, veja abaixo.
Primeiramente, é necessário observar se as infecções dos seus filhos são infecções leves ou que sempre necessitam de antibióticos, internações, necessitam de trocas de antibióticos, ou seja, se são infecções que levam a desfechos mais "complicados", por exemplo duas ou mais pneumonias por ano, quatro ou mais otites por ano, estomatites de repetição, infecções graves com meningite, sepse e osteoartrite, são algumas das situações que temos que ficar atentos, ok? Nestes casos é imprescindível o acompanhamento médico para identificar possíveis imunodeficiências primárias, ok?
Segue algumas dicas de como ajudar nessa imunidade do seu filho:
- ALEITAMENTO MATERNO: Auxiliar na imunidade é uma das grandes vantagens do aleitamento, pois é através desse ato de amor que o bebê recebe os primeiros anticorpos provenientes do leite materno que auxiliarão no desenvolvimento do sistema imunológico. Além do leite em si, o contato pele a pele com a mãe também auxilia na colonização do organismo do bebê com "bactérias boas".
- ALIMENTAÇÃO DE QUALIDADE: Se o seu bebê já está em introdução alimentar ou é uma criança maior é importante observar a qualidade da sua alimentação. Atenção eu disse QUALIDADE e não QUANTIDADE. Muitas vezes no consultório atendo famílias preocupadas com a criança que não comem "um pratão", não "raspam" o prato ou “não pedem comida” e frequentemente a QUALIDADE é deixada de lado, aceitando que a criança coma qualquer besteira a fim de que ela coma a quantidade que OS PAIS desejam. Contudo, devemos lembrar que o importante é NUTRIR e não "encher estômagos", até porque pensando nos pequenos o estômago facilmente encherá, pois eles comem pouquinho mesmo, ainda mais se preenchemos de guloseimas. Por isso, pergunte-se sempre qual a qualidade dos alimentos que está oferecendo para meu filho? Mais vale um pouquinho de legumes ou frutas do que um pratão de embutidos e industrializados. É fato que algumas crianças tem seletividade alimentar ou dificuldade de aceitação de sólidos, por exemplo, entre tantos outros distúrbios alimentares e para isso existem Nutricionistas materno-infantil e Fonoaudiólogos infantis com lindos trabalhos para te auxiliar nesse processo. E atenção seu filho não precisa ser rotulado com algum distúrbio para procurar estes profissionais, ok? Basta que você note alguma dificuldade na introdução ou manutenção de alimentos de qualidade para que você busque bons profissionais que estudam diariamente pra te auxiliar nessa tarefa. Não postergue procurar ajuda! A imunidade, crescimento e desenvolvimento do seu filho agradecem.
- SONO: Seu filho tem dormido bem? É através do sono que os hormônios e todo o organismo do seu filho se alinham para um novo dia. Preocupar-se com o sono faz parte do cuidado global incluindo a imunidade. Criança precisa ter horário para dormir e sono de qualidade para que acorde cheio de energia. Sei que muitas vezes não é fácil adquirir essa rotina, principalmente em algumas famílias que tem dinâmica diferente chegando tarde em casa, entre outras tantas questões, mas não desista de tentar alinhar um sono adequado para sua criança, ok? Converse com seu pediatra sobre isso.
- VACINAÇÃO EM DIA: Calendário vacinal completo é uma NECESSIDADE importantíssima para saúde da criança, pois é através das vacinas que nós temos a oportunidade de adquirir imunidade para vírus e bactérias sem ter tido contato direto com eles. É através da vacinação que células de defesas serão recrutadas e desenvolvidas para que o organismo já esteja pronto para "batalha" caso determinado agente estranho apareça. Vamos aproveitar as vacinas que temos disponíveis, ok? Deixe o calendário vacinal do seu filho sempre em dia.
- LUGAR DE CRIANÇA É FORA DA BOLHA: Frequentemente vejo pais superprotetores(é amor demais, não é meus amigos?) querendo colocar seus filhos em uma bolha, não permitindo que as crianças façam simples atividades como pisar no chão, pisar em areia, brincar em parques, brincar ao ar livre devido ao receio de se sujarem, contaminarem ou pegarem alguma doença. Contudo, é nesse excesso de proteção que IMPEDIMOS a criança de viver, interagir e que o organismo e a criança conheçam o mundo. Hoje sabemos a importância do contato com a natureza para estimular a imunidade do seu filho e o excesso de limpeza pode contribuir para o aumento de muitas doenças. Vitamina S de Sujeira faz parte do desenvolvimento do sistema imunológico. É claro que um cuidado básico de limpeza, especialmente em crianças menores de 6 meses é importante, mas cuidado exageros não, ok?
- EVITE O USO DE ANTIBIÓTICOS: Em geral, temos 2 perfis de famílias: aqueles que odeiam ou tem até medo de antibióticos e outros que querem convencer o profissional a qualquer custo a usar antibiótico acreditando que será o fim das infecções. Atenção! Antibióticos são úteis e importantes para os cuidados, uma importantíssima ferramenta na medicina, porém é extremamente necessário ser usado com cautela. Antibióticos só "matam" bactérias e caso seu filho não tenha sinais de infecção por bactérias, utilizar um remédio como esse apenas estará "destruindo" as bactérias BOAS do organismo do seu filho(a) e consequentemente também diminuindo a sua imunidade, já que essas bactérias boas fazem parte da proteção imunológica. Valorize ter um pediatra assistente, alguém que acompanhe seu ourinho e te passe a tranquilidade de saber esperar e observar com atenção aos sinais que seu filho demonstra em estar ou não conseguindo combater aquela infecção e avaliar a necessidade ou não do uso de antibióticos, utilizando-os apenas quando necessário.
- LUGAR DE CRIANÇA É FORA DO SOFÁ: Aquela dica simples, mas por vezes esquecida, não é mesmo? Lugar de criança é igual nós já fomos um dia, mexendo-se brincando de bola, dançando, pulando, correndo ou qualquer atividade que a criança movimente seu corpo, pois isso aumenta o apetite, melhora qualidade do sono e fortalece a imunidade auxiliando na prevenção de doenças. Usar o lúdico é importante em tudo que se faça com criança e falando em atividade física isso torna-se ainda mais importante, ok? Dificilmente seu filho(a) ficará empolgado para fazer uma caminhada obrigatória de 30minutos quando ele pode brincar de caça ao tesouro ou correr atrás de uma bola, brincadeiras dinâmicas, fazer um esporte favorito, enfim pense em atividades prazerosas, já que a guerra contra os milhões de desenhos, jogos atrativos em tablets e celulares é bem difícil, então torne "o sair do sofá" também prazeroso E NECESSÁRIO!!!
- CUIDE DAS EMOÇÕES: A saúde emocional do seu filho é importante e tem repercussão na sua saúde física também, você sabia? O estresse libera o cortisol e várias substâncias que influenciam negativamente na imunidade do seu filho. Por isso, atenção a saúde emocional, acolha e ajude a lidar com as emoções e não resista a procurar um Psicólogo infantil para te ajudar caso tenha dificuldades, ok? A saúde do seu filho agradece.
- SERÁ QUE É PRECISO DE SUPLEMENTAÇÃO OU REMÉDIOS? Identificar a necessidade de suplementação de vitaminas e minerais, bem como o tratamento de doenças crônicas como doenças alérgicas é fundamental para diminuir internações e idas ao pronto socorro, por isso tenha um profissional atualizado deixando os exames e a saúde global do seu filho em dia.
Além de todas essas dicas, TER UM PEDIATRA DE CONFIANÇA acompanhando todo crescimento, desenvolvimento e também nos momentos de doença fará total diferença para prevenção e tratamento precoce, assim como na saúde mental DA FAMÍLIA, pois trará a tranquilidade de não estarem sozinhos no cuidado do seu filho e contando com um profissional atualizado e de confiança que te auxilie a fazer escolhas e atentar-se aos cuidados necessários.
Gostaram das dicas? Compartilha e mande sua dúvida lá no instagram @drabarbaravieira

Dra. Bárbara Donato Vieira
CRM 32769
Pediatra e atua em alergia e imunologia do adulto e crianças
コメント