top of page

O teste do pezinho ampliado estará disponível no SUS!

  • Foto do escritor: DraBárbara Donato Vieira
    DraBárbara Donato Vieira
  • 27 de mai. de 2021
  • 2 min de leitura


Na última quarta-feira(26/05/21) o presidente do Brasil sancionou a lei que permite a realização gratuita do teste do pezinho ampliado, nesta mudança poderemos sinalizar mais de 50 doenças.


Um dos primeiros cuidados que fazemos com a saúde do recém-nascido é o teste do pezinho. Ele é um teste de triagem neonatal, ou seja, é realizado para sinalizar possível presença de algumas doenças precocemente. Estas doenças incluem doenças metabólicas, congênitas e infecciosa.


O inicio dessa triagem neonatal ocorreu em 1960 no Brasil, onde o pediatra Prof. Benajmin Schmidt iniciou as orientações da necessidade desses exames. Atualmente o teste do pezinho é um teste obrigatório em todo o Brasil e no Sistema Único de Saúde era realizado até 6 doenças, pois cada localidade no Brasil encontrava-se em uma determinada fase. Contudo, no dia 26/05/2021, o presidente do Brasil sancionou a lei que muda esse teste para teste do pezinho ampliado abrangendo cerca de 53 doenças. Este avanço trará grandes benefícios para as crianças, bem como para as famílias permitindo o diagnostico precoce de doenças que com tratamento precoce possibilita maior qualidade de vida.

QUANDO ELE DEVE SER FEITO? O melhor período é entre 3º e 5º dia de vida.


PORQUE EXISTE UM PERÍODO ADEQUADO PARA REALIZAR O EXAME? Pois se realizados depois deste período o resultado pode não ser muito preciso.


O TESTE DO PEZINHO FAZ DIAGNÓSTICO DAS DOENÇAS? Não, esse é um exame de triagem. Portanto, caso o teste venha positivo pra alguma doença é importante estar sendo acompanhado por um especialista, para que possa ser realizado uma investigação mais precisa e o diagnóstico correto, bem como orientações para o seguimento da comorbidade.


QUAL A VANTAGEM DO TESTE?


O diagnóstico precoce sempre é uma melhor opção em qualquer doença, pois permite um suporte desde o início, muitas vezes quando a doença ainda não apresenta sintomas, bem como é possível um preparo da família e dos especialistas evolvidos.


QUAIS OS PONTOS NEGATIVOS DO TESTE?


Muitas vezes com o teste positivo ocorre uma ansiedade da família, já acreditando estar diante de doenças, contudo é extremamente importante saber que esse é apenas o primeiro passo, pois o diagnóstico só é feito depois de uma investigação mais específica. Por isso, temos o teste do pezinho como aliado para uma investigação precoce de determinada doença e não como um diagnóstico, pois existe falso-positivos. Ocorre também falsos-negativos, ou seja, exames normais que infelizmente não identificaram algumas doenças, contudo isso trata-se de uma minoria e uma maior quantidade de crianças será beneficiada com o teste.


ENTÃO O QUE DEVE SER FEITO?


1º Realizar teste do pezinho entre 3º e 5º dia de vida

2º Muitas vezes é preciso repetir o teste do pezinho.

3º Se teste positivo, procurar especialista para investigação do caso.

4º Se exames diagnósticos também positivos, iniciar tratamento.


Diante todo o exposto, este é um exame importantíssimo, pois através de um exame laboratorial simples, podemos fazer a sinalização de possíveis doenças e posteriormente o diagnostico precoce, permitindo um tratamento para doenças que muitas vezes ainda não apresentaram sintomas, bem como permite um tratamento multidisciplinar, incluindo esclarecimento e suporte para a família.


Você fez o teste do pezinho no seu bebê? Fez o teste do pezinho ampliado? Comenta pra mim!


댓글


bottom of page