Porque o bebê fica amarelinho?
- DraBárbara Donato Vieira
- 1 de jun. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 13 de mai. de 2021
A icterícia na maioria das vezes é algo benigno resolvido com acompanhamento e orientações, mas pode ser um sinal de doença, por isso a avaliação do pediatra é fundamental.
PORQUE O BEBÊ PODE FICAR AMARELINHO?
A icterícia é uma condição super comum do bebê e a avaliação do pediatra é muito importante para avaliar o quão amarelinho o bebê se encontra e a necessidade de intervenções.
O amarelinho do bebê atermo(que nasceu no tempo certo) ocorre normalmente no quinto dia de vida. Portanto, é normal que esse amarelinho ocorra de forma progressiva, chegando no pico ao 5º dia e sumindo posteriormente.
As causas da icterícia são diversas, mas na maioria das vezes se trata de uma condição benigna, bastando algumas orientações e acompanhamentos. Porém em alguns casos se faz necessário fototerapia(banho de luz) ou investigação de outras doenças.
Veja abaixo algumas causas de icterícia:
- Icterícia do aleitamento materno: Por algum motivo a amamentação pode não estar adequada e isso interfere no amarelinho do bebê
-Icterícia do leite materno: O próprio leite materno pode deixar o bebê amarelinho, mas de leve intensidade, sem prejuízos para o recém nascido e portanto a amamentação NÃO DEVE SER SUSPENSA POR CONTA DESSES CASOS.
-Incompatibilidade sanguínea: O Sangue do seu bebê o seu podem ser diferentes e isso pode acarretar doença que gera o amarelinho do bebê, mas fique tranquila, na maioria das vezes é uma doença que tem tratamento sem qualquer sequela se tratado no início.
-Doenças do fígado, doenças genéticas: alguns casos o amarelinho é um sinal de doença do bebê, principalmente quando aparece bem precoce(antes das 24horas) e de grande intensidade, por isso a importância da avaliação do pediatra.
Comments